AIRSOFT E AIRGUN

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Armas de pressão são armas que disparam projéteis metálicos (airgun), ou esferas de plástico (airsoft) ou esferas de tinta (paintball) que utilizam Gás ou Ar Comprimido para disparar.

Airsoft: Armas de pressão que dispara bolinha de plástico, apenas. Serve para jogos e simulações onde a arma é utilizada para disparar bolinhas contra os oponentes.

Airgun: Armas de pressão que disparam munição metálica (esfera de aço e/ou chumbinho). Não serve para jogos.

TIRO ESPORTIVO: Airgun é a categoria de tiro esportivo com armas de pressão.

É uma opção para treinos de tiro, empunhadura, saque e modalidades IPSC já que são mais baratas que munições reais ou para competição olímpica, seja com pistola ou carabina de pressão.

De forma geral as AIRGUNS são mais fortes, pois disparam projéteis ou esferas mais pesados. Não é uma regra definida, já que existem airguns que variam entre 1 e 60 joules de força e airsoft entre 0,1j e 4 joules.

NÃO. A compra de armas de pressão é livre para maiores de 18 anos e apenas a empresa precisa ser registrada no Exército, como é o caso da Prime Guns.

Veja mais informações sobre legislação de armas de pressão clicando aqui.

Tecnicamente não. Essa é uma discussão complexa, mas uma arma de pressão não possui poder de parada, então você pode estar em grande desvantagem ao usar uma arma de pressão contra um agressor armado.

Orientamos que utilizem as armas de pressão de forma prudente e responsável.

Não existe nenhuma lei ou regra que proíba menores de idade de utilizarem armas de pressão, mas a posse em si é proibida.

A Nota Fiscal de compra deve estar sempre no nome de um maior de idade e o transporte, armazenagem e uso deve ser sempre na presença de um responsável maior de idade.

Blowback é o recuo do ferrolho para trás a cada disparo, simulando o movimento que uma arma real faz ao disparar. Oferece maior realismo e dependendo do caso ajuda no engatilhamento.

Assim como as armas de fogo, existem armas de pressão que possuem o mesmo modo de disparo, isso é, existem armas que atiram de forma manual, tiro a tiro, ação por ferrolho, disparo semi auto, full automático ou pump action:

  • Disparo manual: É necessário armar e carregar a cada tiro (como as carabinas de chumbinho). Após o disparo, a arma precisa ser carregada novamente;
  • Disparo Semi Automática: Uma vez carregado a arma, atira cada vez que aperta o gatilho. Tiro à tiro;
  • Disparo Full Automática: Famosa rajada “metralhadora”. Se apertar e segurar o gatilho, a arma continua atirando até acabar a munição;
  • Ação por ferrolho: É necessário puxar a alavanca ou ferrolho superior, após cada disparo para carregar a próxima munição;
  • Função Lever Action: É igual a ação por ferrolho, mas em vez de uma alavanca superior é uma alavanca inferior, como as carabinas Puma, Winchester, Sumatra, etc.

O modo de disparo não necessariamente está relacionada ao modo de propulsão.

Armas de pressão funcionam com Gás ou Ar comprimido. Vamos ver quais os modos de propulsão das armas:

Tipos de Armas de Airsoft

  • Mola (Spring): Uma mola comprimida empurra o ar, que por sua ver empurra a bolinha de plástico;
  • GBB: Utiliza Green Gás (mistura de propano com silicone). O gás fica no magazine da arma e é liberado a cada disparo, empurrando a bolinha.
  • Co2: Também é uma arma GBB, mas ao invés de usar Green Gás utiliza um cilindro descartável de cilindro
  • Elétrico: Possui um motor elétrico que comprime uma mola, fazendo o mesmo papel da Spring.
  • HPA: Ar Comprimido em um cilindro externo. Uma adaptação feita para armas GBB.

Tipos de Armas Airguns

  • Mola (Spring): Possui uma mola que é comprimida e quando liberada empurra o ar e a munição;
  • Mola Pneumática (Gás Ram ou Nitro Piston): É a mesma coisa que mola, mas ao invés de mola utiliza um pistão de ar comprimido;
  • Co2: Utiliza cilindro de co2 descartável que libera o gás a cada disparo;
  • PCP: Pre-Charged Pneumatic – Igual ao HPA, mas o cilindro fica fixo na arma;

Armas de pressão possuem forças variadas. Muda conforme categoria, munição, propulsão e até temperatura ambiente.

Podem variar entre 0,1 joule até 60 joules. Uma arma com maior velocidade nem sempre possui uma força maior. Exemplo:

Uma arma que dispara bolinha de 0,12g de peso a uma velocidade de 600fps, possui 2 joules de força.

Uma arma que dispara bolinhas de 0,20g de peso a uma velocidade de 500fps, possui 2,3 joules de força.

Quanto maior o peso da munição e maior a velocidade, maior a força.

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