Blog

Defesa Pessoal com Armas de Pressão e Airsoft?

defesa-pessoal-arma-de-pressao-airsoft-chumbinho

Inúmeras pessoas possuem dúvidas e curiosidade sobre o uso de armas de pressão (Airsoft, Paintball e Chumbinho) para defesa pessoal. Será que esse tipo de arma é eficiente ou permitido para proteger você, sua família e seus bens? Vamos conferir.

Antes de começarmos esse post, precisamos reforçar que devido uso responsável de armas, sejam elas de pressão, de fogo, facas, spray de pimentas ou qualquer outro instrumento que sirva para esporte, utensílio ou defesa pessoal é de responsabilidade de todos. Seja responsável e e cauteloso no uso desses instrumentos.

Apesar da compra, aquisição e posse de armas de fogo no Brasil não ser proibido, o processo de compra, burocracia e altos custos envolvidos inibem o fácil acesso de pessoas a esse instrumento, que pode ser o mais eficiente na hora de proteger você e seus patrimônios.

No entanto existem inúmeras alternativas na hora de proteger sua família e sua casa. Será que o uso de armas de pressão é uma delas?

Spray de Pimentas ou gengibre, Bastões retráteis, tacos de baseball, facas, aparelho de choques e outro instrumentos podem ser bastante eficientes para defesa pessoal, mas requerem um bom treinamento de combate corporal.

Isso se dá devido a aproximação ao agressor, uma vez que são instrumentos que de nada servem a longa distância.

Sendo assim, as pessoas se perguntam… Qual a melhor alternativa a uma arma de fogo?

Sabemos que esse assunto é polêmico e muitos de vocês farão críticas dizendo que nada substitui uma arma de fogo e que o resto é tudo besteira.

Realmente você tem um pouco de razão, mas e se a pessoa não tem dinheiro para comprar uma arma? E se existir uma certa urgência? Será que não podem ser usadas alternativas?

Então vamos lá. Qual arma de pressão utilizar para defesa?

Armas Co2 RAM Calibre .43 e .50

No Brasil são permitidos qualquer arma de pressão com calibre igual ou menor que 6mm. Sendo assim, perdemos uma gama de armas de pressão que são fabricadas exatamente para isso.

Estou falando das armas RAM, que são pistolas, rifles e revólveres de “paintball” no calibre .43 ou .50, mas no lugar de bolas de tinta, atiram bolas de borracha, bolas de pimenta e bolas de sal grosso.

Não dão armas letais, mas sua função é desnortear, cegar temporariamente e impedir o avanço de um agressor ou invasor. Existem diversos modelos que podem ou não ser réplicas de modelos, como Sig P226, Glock, Walther CP99, etc.

Infelizmente, devido ao seu calibre, as armas RAM de Co2 são proibidas no Brasil, assim como as armas que falaremos a seguir: As Black Guns

Permissão de compra e uso: Calibre restrito. Importação, compra, uso e transporte mediante autorização do exército.

Armas Blank Guns ou Armas de Festim

Acredite se quiser, mas em análise feita por alguns países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França, mostrou que os agressores e invasores costumam fugir ao se depararem numa situação de confrontro.

Isso ocorre porque preferem buscar alternativas mais seguras para sí.

Por isso o uso de Blank Guns, também conhecidas como armas detonadoras ou armas de festim podem ser interessantes.

Também proibidas no Brasil, por não estarem previstas na lei, as armas Blank Guns funcionam exatamente como armas de fogo, mas com o cano parcialmente fechado e o cartucho (calibre .22, .38, 9mm, etc) sem projétil.

Fazem o mesmo barulho de uma arma de fogo e alguns cartuchos ainda possuem solução irritante ou pimenta que podem irritar os olhos e pele do agressor, tirando parte da visão e inibir o agressor.

Permissão de compra e uso: Não previsto totalmente nas leis. Compra, venda e uso proibido ou restrito perante o exército.

Armas de Pressão: Airsoft e Airgun na defesa pessoal

Já as armas de pressão com calibre até ou igual a 6mm possuem venda livre para maiores de 18 anos, então encontramos diversos modelos disponíveis no Brasil.

Para não nos estendermos muito, segue uma breve explicação sobre armas de pressão:

  • Airsoft: Calibre 6mm que dispara esfera de plástico. Podem ser de mola, Green Gás, Co2 ou Elétricas
  • Airgun: Armas de chumbinho. Disparam chumbinhos e/ou esferas de aço. Seus calibres variam entre 4,5mm (.177). 5,5mm (.22) e 6mm (raras exceções). Podem ser de mola ou Co2

Antes de prosseguir, entenda algumas coisas importantes sobre a nossa legislação:

  1. O porte de armas é proibido. O transporte de armas de pressão só é permitido em local seguro (Caixa, maleta, etc) com ela descarregada e sem pronto uso. De preferência no porta malas do carro;
  2. O uso de armas de pressão não é totalmente recomendada para defesa pessoal. Seu uso se dá principalmente para tiro esportivo;
  3. Apesar de existir a prerrogativa de Legítima Defesa no Brasil, quando houve o seu excesso poderá ser considerado crime (Art. 23. do código penal).

Poder de parada: Força X Calibre

Sem querer entrar muito na parte balística, precisamos esclarecer que alguns aspectos se tornam essenciais para ajudar a coibir uma pessoa mal intencionada.

A força de disparo de armas é medida em Joules, que é a relação direta do peso do projétil com a velocidade de disparo.

Para ser mais exato, o cálculo para medir a força em Joules é Ec = (m.v²)/30860

Sendo assim, quanto maior o Joule e o calibre, maior o poder de parada essa arma terá. Para sermos mais didáticos, vamos a um exemplo.

Uma pistola calibre 9mm chega a ter 500 joules de força. Uma pistola 4,5mm tem em média 2,5 Joules (varia de arma para arma).

Então entendemos que uma pistola 9mm tem o dobro do calibre (2x 4,5mm) e 200 vezes mais força. Seu poder de parada é muito maior.

Força e Velocidade das armas de airsoft

Uma arma de airsoft, mesmo com o calibre maior (6mm), tem força menor, já que seu uso é exclusivo para jogos de airsoft, em que se atiram em outras pessoas. Uma arma de airsoft costuma ter entre 1 e 2,5 Joules de força.

Isso significa que uma arma de 1,85 joules atira esferas de plástico 6mm, que pesam .25g a uma velocidade de 400fps, o que acaba sendo pouco eficiente para defesa pessoa.

Uma alternativa seria pegar uma arma que tem 2,5 Joules ou mais e colocar uma munição mais pesada (ou de metal) porém, dependendo da arma, uma munição de metal poderá quebrar a arma.

Além disso, a eficiência do disparo se daria até 2,5m. Mais que isso ela perderia muita velocidade e força.

Força e velocidade das armas Airguns

Já as armas de chumbinho e esferas de aço são projetadas para dispararem munição mais pesada, se mostrando uma opção mais eficiente.

Enquanto as Airsofts tem em média 1,5 Joules, as Airguns costumam partir daí, com uma média de 2 Joules, chegando até 7,5 joules.

Importante reforçar que apenas carabinas de pressão costumam passar dos 3,5 joules, já que o Co2 12g, propulsão da enorme maioria das armas curtas, não possuem força para passar disso.

Então qual arma airgun escolher para defesa pessoal?

Força x Praticidade x Capacidade x Funcionamento x Tamanho x Preço… Já deu pra ver que temos inúmeros fatores, né? Vamos listar aqui alguns fatores que, na nossa opinião, são os que mais devem ser levados em conta na hora de escolher uma arma de pressão para defesa:

  1. Facilidade de recarregar: Fuja daquelas armas que precisam quebrar o cano e disparam de forma manual, tiro a tiro. Escolha sempre por uma arma Semi Automática (dispara a cada vez que aperta o gatilho;
  2. Que tenha uma força superior a 3 Joules: Sabemos que não é comum, mas diversas armas airguns possuem mais de 3 joules de força;
  3. Que seja prática para o ambiente: Isso é, escolha se será uma arma longa ou arma curta. Se você tem um espaço amplo, quintal, sítio, fazenda, etc, o ideal é você ter uma arma longa (e uma curta se puder). Armas longas são mais fortes e tem um alcance maior.
    Se você estiver numa casa pequena ou apartamento, um revólver ou pistola será mais eficiente;
  4. Calibre grosso: Desculpa te desanimar, mas não existem pistolas ou revólver co2 calibre 5,5mm. Apenas 4,5mm e salvo algumas raras excessões;
  5. Munição: Armas que disparam chumbinhos serão mais eficientes que uma arma de esfera de aço. Geralmente possuem mais força (joules) que as armas de esfera de aço.
  6. Realismo: Quanto mais se parecer uma arma real, mais coagido um invasor ficará. Vamos explicar mais abaixo.

Realismo da arma x Força?

Imagine que você está na rua e um bandido se aproxima para te assaltar. Logo ele mostra uma arma na cintura ou pior, encosta ela em você. Será que você conseguiria perceber se é uma arma de verdade, um simulacro ou uma arma de pressão?

Muitas vezes a adrenalina altera nossa tomada de reações e nos faz aumentar o nosso instinto primário: O de sobrevivência.

Acontece que, quando somos abordados, em grande maioria dos casos não conseguimos (e nem devemos) reagir, então os criminosos usam disso. O mesmo acontece com um eventual invasor que, ao se deparar com uma reação ou ver que sua vítima está armada, o fará recuar e evitar o confronto.

Por isso uma réplica mais fiel, como um revólver, pode ajudá-lo a evitar um confronto.

Cuidados com o uso de armas de pressão para defesa pessoal

Quando você reage e usa qualquer instrumento para defesa pessoal, você precisa ter a ciência do risco que isso pode trazer para você e pessoas próximas.

Existem inúmeros fatores e variáveis que podem impedir a devida defesa pessoal, como um agressor sob efeitos de álcool, drogas e agentes alucinógenos ou um agressor que esteja portando uma arma de fogo.

Faça treinamentos, faça aulas, cursos e aprenda formas que podem ajudá-lo em situações de risco.

E o mais importante: Primeiro você protege sua vida e de sua família. Os bens você conquista novamente.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta