Blog

Manutenção de Armas Co2 e GBB

manutencao-de-armas-de-co2-e-gbb

Essa é uma dúvida comum para quem tem ou está pensando em comprar uma arma Co2 ou GBB, de airsoft ou Airgun. Veja este guia rápido de como realizar a manutenção de sua arma.

Tanto nas armas de Airsoft como de Chumbinho por Co2, o procedimento de manutenção é o mesmo, uma vez que ambas funcionam da mesma forma, só mudando o calibre, mas no airsoft existe um pouco tipo de propulsor, o Green Gás, que nada mais é que gás propano com silicone.

É importante reforçar que manutenção é extremamente importante para aumentar a vida útil da arma, mas a manutenção excessiva pode não trazer benefícios.

Uma arma de Co2, usando de forma moderada e sem quedas, pancada ou mal uso deve durar muitos anos e mais de 10.000 tiros. Veja como é simples cuidar de sua arma co2 ou GBBNunca deixa o cilindro de co2 acoplado na arma por muitos dias.

Cuidados com Armas de Co2

Veremos como é a manutenção e cuidados das armas de Co2 (Airsoft e Airgun)

Nunca deixa o cilindro de co2 acoplado na arma por muitos dias.

De forma geral, os fabricantes dizem para não deixar o cilindro por mais de um dia, então você deve desacoplar e jogar fora após das os disparos do dia.

No entanto, fizemos testes com diversas armas e algumas delas ficaram até 6 meses com cilindro. É importante ressaltar que sim, muitas armas que ficaram por mais de algumas semanas com cilindro apresentaram problemas.

Isso acontece porque o Co2 resseca as válvulas e orings na arma.

Por isso é muito aconselhável que o cilindro seja deixado acoplado na arma por no máximo 4 à 5 dias.

Lubrificação do Cilindro de Co2

É muito importante pingar uma gota de óleo de silicone ou lubrificante especial na ponta do cilindro de co2 antes de acoplar a arma.

Isso porque o contato do metal do cilindro com o metal da válvula pode aumentar o desgaste e eventuais vazamentos.

Manutenção para armas com ação Blowback

Nunca deixa o ferrolho ou o cão para trás. Como as molas são responsáveis por forçar o cão e o ferrolho para frente, deixá-las tensionadas diminui muito a vida útil.

Nunca deixa a arma carregada ou armada

Além de ser mais seguro, aumenta a vida útil da sua arma, evitando o risco de ter um chumbinho, esfera de aço ou BBs de airsoft oxidar dentro da arma. Além disso, deixar o magazine carregado acaba pressionando a mola e, assim como cão e ferrolho armados, acaba fazer perder a tensão da mola.

É importante lembrar que ao manusearmos a munição, acabamos deixando umidade e gordura das mãos no chumbinho ou esfera.

Realize a limpeza periodicamente

Armas com função blowback podem dar mais manutenção, uma vez que quanto mais movimento, é mais metal se encontrando com metal, o que aumenta o desgaste da arma.

Você pode realizar a limpeza e lubrificação a cada 200 disparos ou 6 meses, o que vier primeiro. Pensa na arma como um carro. É a mesma coisa.

Formas de Limpeza e Manutenção

Quando a arma tiver sistema Blowback, realize os passos abaixo:

  1. Retire o magazine/carregador e verifique se a arma está descarregada e desarmada;
  2. Se souber como desmontar (tirar o ferrolho) a arma, retire. Se não souber ou não se sentir seguro, não se preocupe. Deixe a arma montada;
  3. Com um solvente para armas, espirre ou pingue algumas poucas gotas nas áreas de maior contato de metal com metal e dentro do cano. Não exagere no solvente;
  4. Com um cotonete normal, passe de forma a retirar o solvente e as impurezas. Se o cotonete sair muito sujo, repita o procedimento 3 e 4 até que saia limpo;
  5. Com uma flanela ou pano seco, seque e tire todo o solvente;
  6. Pingue algumas gotas de lubrificante de silicone ou qualquer óleo específico para armas nas junções e partes de movimento da arma (Base do cão e gatilho, guia do ferrolho, etc). Não coloque lubrificante em excesso;
  7. Monte a arma e realize o movimento do ferrolho, gatilho e cão algumas vezes, para entrar o lubrificante nas engrenagens;
  8. Com um papel toalha, retire todo excesso de lubrificante que ficou na parte externa.

Para as armas sem ação blowback, o sistema é o mesmo, mas com menos etapas:

  1. Retire o magazine/carregador e verifique se a arma está descarregada e desarmada;
  2. Com um solvente para armas, espirre ou pingue algumas poucas gotas nas áreas de maior contato de metal com metal e dentro do cano. Não exagere no solvente;
  3. Com um cotonete normal, passe de forma a retirar o solvente e as impurezas. Se o cotonete sair muito sujo, repita o procedimento 3 e 4 até que saia limpo;
  4. Com uma flanela ou pano seco, seque e tire todo o solvente;
  5. Pingue algumas gotas de lubrificante de silicone ou qualquer óleo específico para armas nas junções e partes de movimento da arma (Base do cão e gatilho). Não coloque lubrificante em excesso;
  6. Aperte o gatilho e cão (se houver) algumas vezes, para entrar o lubrificante nas engrenagens;
  7. Com um papel toalha, retire todo excesso de lubrificante que ficou na parte externa.

Esses procedimentos são extremamente simples e não requer nenhum conhecimento avançado. Basta sempre tirar o excesso de impureza, usar produtos recomendados e tirar o excesso de lubrificação.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta