Blog

Pistolas Blowback: Tudo o que precisa saber!

pistola-blowback

Quem é amante de armas sabe que o realismo pode fazer toda a diferença quando escolhemos uma réplica de arma de fogo para tiros recreativos, treinamento ou coleção, mas quais os tipos de blowback e como isso afeta na minha escolha?

O Blowback é o movimento do ferrolho para trás a cada disparo, simulando então, o movimento que que a pistola faz quando dispara. Vamos explicar melhor. A tradução literal do termo Blow Back seria Sopro para Trás.

Uma pistola é composta por duas partes. A de baixo é o frame (ou corpo), que é onde fica a empunhadura, gatilho, cão, etc. A parte de cima de chama Ferrolho (ou Slide em inglês), que é o que se move para trás quando se faz o disparo.

Esse movimento do ferrolho para trás serve para que a arma seja “ciclada” a cada disparo, ocorrendo sempre que a munição é disparada, a explosão faz com que a cápsula vá para trás empurrando o ferrolho e sendo ejetada, “abrindo espaço” para que a nova munição do carregador entre na câmara.

Como as armas de pressão não possuem combustão, logo, não possui uma cápsula para empurrar o ferrolho para trás, a ação blowback é realizada de forma mecânica, com a distribuição do gás comprimido para dois lados: Para frente, empurrando a esfera; e para trás, empurrando o ferrolho.

Por isso já fica claro dizer que a ação BLOWBACK de uma pistola de pressão (airsoft, airgun ou paintball) reduzirá a energia de disparo, já que existe a perda de gás para realizar essa simulação.

Tipos de Blowback. Quais as diferenças?

Sim, existem diferenças de blowback. Vou abordar principalmente o blowback de armas a gás comprimido, mas um pouco mais pra baixo falamos de que armas podem ter o blowback, tudo bem?

Vou separar o Blowback parcial do full blowback (ou blowback realistico), já que são os dois mais comuns.

Como já vimos, o blowback é o movimento (golpe) do ferrolho, similar ao que uma arma de fogo faz a cada disparo. Não confundir isso com o recuo que a própria arma faz durante o disparo. Um revólver tem recuo tanto quanto uma pistola, mas sem o movimento de um ferrolho.

O blowback realista é aquele tem tem o movimento para trás na mesma distância que sua arma real (de fogo, claro) teria.

blowback-realistico

Na ilustração (imagem ilustrativa) acima mostramos como seria uma pistola real frente a uma pistola com blowback realístico. As duas teriam a mesma abertura da câmara de ejeção, ou pelo menos muito próximo disso.

Isso faz com que a arma tenha mais realismo e, muitas vezes, o manuseio acaba sendo mais próximo da arma de fogo, oferecendo uma sensação de manuseio mais fidedigna.

Seu ponto negativo é que, em suma maioria, as pistolas Full Blowback (ou Blowback realístico) oferecem uma energia (força) inferior as demais, já que suas molas costumam ser um pouco mais firme e mais longas, já que o movimento é maior.

Já o Semi Blowback (ou blowback parcial), são as armas que oferecem um recuo um pouco menor e mais sutil que as realistas.

semi-blowback

O Blowback parcial não terá toda a abertura da câmara de ejeção e, alguns casos, não há abertura alguma.

Isso nem sempre é sinônimo de que a arma não tenha “recuo” no disparo. As vezes o balança da arma é tão forte quanto as que possuem blowback realista.

Apesar de falarmos que ela é “menos realista”, as pistolas com Blowback parcial possuem um grande diferencial, que é uma maior autonomia do gás ou cilindro de co2, além de oferecer uma força superior as que tem o blowback realístico.

As pistolas com semi blow back acabam sendo uma opção mais econômico em seus custos, oferecendo um equilíbrio de preço x força x realismo.

Existem armas Blowbacks sem ser de gás comprimido?

Sim, existem. Podem ser rifles ou pistolas elétricas de airsoft. São as chamadas EBB (Eletric Blow Back). São armas que possuem o blowback mecânico por ação de um motor.

Nas pistolas, o Blowback Elétrico são basicamente em armas Toys (brinquedos), isso é, armas bem simples, fracas e que, apesar do blowback, possuem um realismo extremamente baixo.

Já nos rifles de airsoft, podem ser encontradas em algumas armas mais úteis, superiores a Toys (brinquedo) e oferecem um recuo que aumenta o realismo durante o disparo.

Nas airguns não existem outras formas de ter blowback sem ser por Co2.

Armas Springs não possuem essa função, uma vez que a ação é manual, então o slide deve ser puxado para trás a cada disparo.

Conclusão: Como escolher uma pistola Blow back?

O mais importante é definir o que você procura numa arma. Se quer um desempenho/força maior, vá para uma pistola com Blowback Parcial.

Quer o máximo de realismo, vá para uma pistola com FullBlowBack.

É preciso levar em conta que as armas mais realistas acabam tendo um valor agregado superior às demais.

Não importa o tipo de arma que escolher, certamente poderá se divertir bastante com elas.

Deixe um comentário