Blog, Sem classificação

Carabinas PCP: Tudo o que você precisa saber

banner-carabinas-pcps

Carabinas PCP são armas excepcionais, que unem autonomia, força, precisão, rendimento e praticidade. É a categoria de arma de pressão utilizada no tiro olímpico e aqui nessa matéria você vai entender porque.

Quando falamos de Airguns, temos inúmeras opções de tipos de armas, calibre, propulsão e principalmente preço, mas porque as carabinas PCP são tão procuradas entre os atiradores mais exigentes?

O termo AIRGUN vem do inglês onde “AIR” significa “Ar” e “GUN” significa “Arma”, então o termo Airgun significa arma de ar.

Porém, com a evolução da categoria, hoje encontramos inúmeros tipos de armas de ar, ou como são conhecidas no Brasil, as armas de pressão.

Armas de pressão abrangem o grupo de armas airsoft, armas de chumbinho e armas de paintball, mas quando falamos de carabinas PCP, nos limitamos exclusivamente às armas de chumbinho, com este tipo de propulsão.

O que é uma arma PCP?

Uma arma PCP é uma arma que utiliza um cilindro de ar comprimido previamente carregado de ar. O termo vem das inciais de Pre-Charged Pneumatic (PCP), que significa Pneumático Pré-Comprimido.

Se trata de um sistema simples, muito parecido com as armas de paintball. Um cilindro é acoplado na arma e para que ele tenha pressão, você enche o cilindro com uma bomba elétrica ou manual… Igual esssas de encher pneu, sabe?

Podemos dizer que no mundo das armas de pressão, as carabinas PCP são as melhores das melhores.

As espingardas de ar PCP usam cilindros de ar comprimido para lançar pellets com uma incrível precisão e consistência. Desde pistolas de ar de competição de 10 metros a rifles de PCP de caça de grande diâmetro, a pneumática pré-carregada está revolucionando a indústria de armas de ar!

Como as carabinas PCP funcionam?

Basta reabastecer o cilindro de um tanque de ar pré-abastecido com SCUBA ou encher com uma bomba manual ou compressor de alta pressão, e você pode disparar tiros após tiro antes de precisar de um refil.

Vantagens das armas pneumáticas PCP

Devido ao seu sistema, as carabinas PCP são as armas com melhor equilíbrio de força e funcionalidade. São armas extremamente versáteis. Veja porque:

  • Não precisa recarregar a cada disparo. Chega de ficar quebrando o cano e colocando o chumbinho a cada disparo;
  • Possuem ótima força. Possuem as carabinas de pressão mais fortes;
  • São versáteis nas funções de tiro: Semi Automática, Pump, Ferrolho, Alavanca, Lever Action e até full automática;
  • Não tem recuo, o que aumenta ainda mais a precisão.

Incrível consistência de velocidade de tiro a tiro

Totalmente carregada, a maioria das carabinas PCPs pode disparar 30 ou mais chumbinhos a velocidades consistentes antes de ter que reabastecer o cilindro. Essa consistência é uma das razões pelas quais os rifles PCP dominam as competições de tiro ao alvo de 10 metros e de campo.

Menos recargas por repetições de tiros:

Com os PCPs, os canhões de ar não precisam inserir cartuchos de CO2, bombear suas armas de ar entre cada tiro. Uma vez que o tanque está cheio, os atiradores podem disparar tiro após tiro antes de ter que reabastecer. Muitos PCPs apresentam compartimentos rotativos com várias tomadas e disparam várias rodadas com o movimento de um pulso.

Velocidade e força de carabinas PCP

Armas PCP podem ter forças incríveis. Velocidades que ultrapassam 1400fps e 16 Joules de Força. Não é a toa que são armas amplamente usadas para caça, ainda mais nas versões de calibre grosso – proibidas no Brasil – como carabinas .357 e até .50

A maioria das armas PCPs possuem um regulador interno de pressão, que controla a liberação do ar comprimido para que o tiro se mantenha constante.

Prós e Contras de comprar uma carabina PCP

Infelizmente nem tudo são flores. As carabinas PCPs, apesar de excelentes, possuem algumas desvantagens, como podemos ver abaixo:

Desvantagens

Preços acima da média de carabinas de pressão. Infelizmente possuem um valor mais alto, mas se bem cuidadas, durarão muitos e muitos anos.

Outra desvantagem é o sistema de carregamento, que é menos prático que um cilindro de co2 descartável, por exemplo, uma vez que precisa bombear ou ter um compressor de ar de alta pressão/

Não temos dúvidas que ainda existam muito mais vantagens do que desvantagens ao ter uma espingarda PCP.

Deixe uma resposta