tipos de armas de pressão
Blog

Tipos de Armas de Pressão: Airsoft, Airgun e Paintball

Quando falamos de armas de pressão a primeira coisa que vem a nossa cabeça são as carabinas de pressão ou as carabinas de chumbinho. Apesar correto, você conhece todos os tipos de armas de pressão? Confira nessa matéria!

As armas de pressão, como o próprio nome diz, são armas que utilizam pressão como propulsor dos projéteis. Nesse tutorial vamos abordar brevemente quais são os tipo de armas de pressão, seus propulsores, calibre e categorias.

O mais importante é destacarmos que armas de pressão são TODAS aquelas que utilizam ar ou gás comprimido para impulsionar a munição, então toda arma de chumbinho, paintball e airsoft é uma arma de pressão.

Armas de Airsoft

Como falamos, todas as armas de airsoft são armas de pressão. Apesar de mais popular no calibre 6mm, existem airsoft de airsoft no calibre 8mm, porém restrito no Brasil.

As armas de pressão são dividias em grupos de tipo de arma e tipo de propulsão. Como armas, é possível encontrar das mais variadas categorias, como pistolas, revólver, fuzil, rifle, espingarda, shotgun, submetralhadora, metralhadora de suporte, sniper e até granadas.

Os modelos e marcas são os mais variados, como a M4A1 (ou AR-15, M16), MP5, AK47, AK74, Steyr AUG, G36, HK UMP, MP40, L96, UZI, Dragunov, Thompson, HK416 e outras, além de revólveres Smith Wesson, Dan Wesson, Colt Pyhton, Colt Single Action, Dan Wesson 715; e as pistolas 1911, Sig Sauer P226, P229 e SP2022, Desert Eagle, Luger P08, Beretta M9, M92F, PX4 Storm e Bulldog, Taurus P92, 24/7, PT99, Smith Wesson MP9, CZ 75, CZ P09 e muito mais.

No Airsoft também encontramos uma variedade enorme de marcas e fabricantes, tendo como principais as marcas Cyber Gun, WE Tech, Tokyo Marui, KWA, Krytac, KWC, Umarex, G&G Airsoft, Army Armment, G&P, Classic Arms, Ares, Cyma e várias outras.

Já quando falamos de propulsão, são basicamente três tipos, sendo:

  • Elétrico: São as armas AEG e AEP, que possuem um motor elétrico que comprime uma mola. São as mais populares entre rifles, já que são econômicas e disparam com função semi e full automática.
  • Mola/Spring: Possuem uma mola que precisam ser acionadas manualmente. São armas manuais que, apesar de não precisar carregar a cada tiro, precisam ser armadas. Populares em pistolas e snipers.
  • GBB e NBB (gás): Utilizam gás comprimido, que pode ser Green Gás ou Co2. São as mais realistas e podem ter função semi automática ou rajadas (Full Auto). O termo GBB vem de “Gás Blow Back”, mas quando a arma não possui o sistema Blowback, são chamadas de GNBB ou NBB.

Ainda dentro das armas GBB, é possível realizar uma adaptação para HPA, que é um cilindro externo que conecta um cabo no magazine da arma, dando mais rendimento de disparo.

Armas de Chumbinho – Airguns

As armas de chumbinho, popularmente conhecidas como armas de pressão, são classificadas como Airguns. São armas utilizadas no tiro ao alvo e inclusive é a categoria de armas usadas nas olimpíadas, na modalidade de tiro esportivo.

São armas que disparam chumbinhos e seus calibre são os mais variados. Existem no calibre .177 (4,5mm) até 500 magnum, tendo como mais popular as armas nos calibre 4,5mm (.177) e 5,5mm (.22).

Entre as armas airgun, estão as carabinas de pressão, as pistolas de pressão e revólver co2. Entre eles, podemos dividir pelos diferentes tipos de propulsão ou munição.

Tipos de Airguns

Quando separamos as armas pelo tipo de funcionamento, temos:

  • Armas por ação de Mola: Nesse grupo também incluímos as armas que possuem pistão de Gas Ram ou Pistão Nitro. São armas que precisam ser armadas depois de cada disparo. É o tipo mais popular de carabina de pressão, aquela que precisamos “quebrar o cano” para carregar e armar. Possuem força variada, podendo ser muito fraca até muito forte.
  • Armas PCP: São armas pneumáticas que possuem um cilindro acoplado que é carregada com ar comprimido ou algum tipo de gás. Similar às armas de paintball, com exceção que o cilindro fica acoplado na arma. São as carabinas usadas nas competições olímpicas de tiro esportivo com armas de pressão. Podem ser pistolas ou carabinas
  • Armas de Co2: Existem dois tipos de cilindros de co2 utilizados, podendo de de 12g ou de 88g. Geralmente usadas nas réplicas de arma de fogo. É muito comum em pistolas e revólver, mas também encontrado em algumas carabinas.

As Airguns também podem ser divididas pelo tipo de munição, sendo:

  • Pellet Guns: Armas que disparam chumbinho do tipo diabolô/pellet (igual de carabina)
    Calibre: Vários (4,5mm, 5mm, 5,5mm 6mm, .357, .50)
  • BB Gun: Armas que disparam esfera de aço.
    Calibre: Apenas esfera de metal 4,5mm (.177)

Existem armas que disparam os dois, mas toda BBs Gun dispara exclusivamente esfera de aço calibre 4,5mm.

Armas de Paintball

Ainda no grupo de armas de pressão estão as armas de paintball. Foram extremamente populares e famosas até 2012, decaindo com a popularidade do Airsoft.

São armas que disparam bolas de tinta em dois calibres: .43 ou .68.

Existem armas de paintball em diversos formatos e modelos, mas nada perto do airsoft. Apesar de ser mais comum as armas de paintball terem sistema HPA, com um cilindro externo acoplado na arma, também existem armas que usam Co2 12g ou mola.

O que você precisa saber sobre armas de pressão?

  • Existem 3 grupos: Airsoft, Paintball e Airgun (chumbinho);
  • No Brasil, somente as armas com calibre igual ou menor que 6mm são de calibre permitido. Toda arma acima de 6mm é restrita;
  • A compra de armas de pressão com calibre igual ou menor que 6mm possui venda livre para maiores de 18 anos;
  • Toda airsoft é calibre 6mm (maioria) e dispara esferas de plástico;
  • Airsoft é um jogo que simula combate de guerra e operação policial;
  • Airgun são armas de chumbinho e/ou esfera metálica;
  • Airgun são usadas em tiro ao alvo e é inclusive um esporte olímpico;
  • Armas por Co2, Green Gás e elétrica são, em suma maioria, semi automática, tendo algumas com sistema rajadas (automática);
  • Toda arma de mola ou pistão possui função manual, que necessita armar depois de disparar;
  • Armas de pressão NÃO são simulacros, uma vez que elas disparam alguma coisa;
  • Existem diversos calibre para Airguns, mas no Brasil só é permitido até o calibre 6mm (4,5mm, 5,5mm e 6mm).
  • Airgun = Arma de chumbinho

Ficou com dúvidas ou tem uma sugestão? Entre em contato conosco.

Posts relacionados

Leave a Comment

× Envie um Whatsapp